Eventos em Novembro

João Paulo Batalha | Liberdade de Expressão - As Ameaças | © Vizinhos de Arroios - Associação de Moradores

Aula Aberta na academia sénior de arroios

O Dr. João Paulo Batalha vem à aula aberta da Academia Sénior de Arroios, da disciplina "Turismo, Cultura e Sociedade", conversar sobre a Liberdade de Expressão - As Ameaças. 

Aproveita e vem conhecer a Academia Sénior de Arroios! 


João Paulo Batalha

Consultor de políticas anticorrupção. Andou em Direito sem querer ser jurista e licenciou-se em História sem querer ser historiador. Dedica a vida cívica a associações de combate à corrupção e a vida profissional a desenvolver estratégias de boa governança, integridade e qualidade das organizações. Porque é dando transparência e abertura às instituições que se dá qualidade à democracia.


Vizinhos Awards

No passado dia 09 de Junho a Sociedade de Geografia de Lisboa, acolheu na Sala Portugal a entrega  dos Vizinhos Awards 2022™, numa sessão que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Engº Carlos Moedas.  A cerimónia teve início pelas 09:15 da manhã e teve a duração de uma hora.

Foram homenageados e distinguidas seis instituições e personalidades que se destacram em prol da cidade e da freguesia, distribuidas por quatro categorias: Mobilidade, Segurança, Cidadania e Personalidade do Ano.

A distinção de personalidade do ano de 2022 foi atribuída ao Comendador Rui Nabeiro pelo apoio que sempre direta e indiretamente (através da Delta Cafés, empresa do Grupo Nabeiro) deu às gentes de Arroios, em Lisboa. Nesta homenagem a título póstumo estiveram presentes três do seus quatro netos (Dr. Rui Miguel Nabeiro, a Dra. Rita Nabeiro e o Dr. Ivan Nabeiro Crato). A reportagem completa do evento está disponivel aqui.

À conversa com... Mário Frota

Direitos do Consumidor: uma carta de direitos e uma mão cheia de nada!

O Prof. Mário Frota  participa em mais uma conversa informal com os Vizinhos de Arroios, desta vez subordinada ao tema:

"Direitos do Consumidor: uma carta de direitos e uma mão cheia de nada!"

Participa e ajuda a divulgar o evento.

#vizinhosdearroios

#arroioslisboa

#vizinhos_de_arroios

#arroios

#mariofrota


À conversa com... Paulo de Morais

Da corrupção à queda da monarquia e implantação da República

O Prof. Paulo de Morais  assinala com os Vizinhos de Arroios e com os moradores de #Arroios , esta data simbólica na história de Portugal com uma conversa informal subordinada ao tema:

"Da corrupção à queda da monarquia e implantação da República"

Participa e ajuda a divulgar o evento.

#vizinhosdearroios

#arroioslisboa

#vizinhos_de_arroios

#arroios

#paulodemorais


12.10.2019

Os Vizinhos de Arroios passam agora a reunir quinzenalmente para discutir os assuntos relevantes na freguesia cujo o impacto é visível e afecta o seu dia a dia.

É imperativo que todos participem! "A união faz a força" ...

A próxima reunião terá lugar no Dejavu, na Rua da Escola da Medicina Veterinária no próximo dia 12/10/2019 (Sábado) pelas 18:00 horas.

Participa pela tua Rua pela tua Freguesia!

24.03.2018

A cidade é um bem comum, colectivamente produzido por todos os que nela habitam. Um pouco por todo o lado surgem processos de resistência que procuram salvaguardar e organizar os restos de comunidade que sobrevivem por entre a especulação e a comercialização de todos os aspectos da vida. Contra eles, o poder encontra sempre novas formas de sistematizar, separar, atomizar e dividir as populações.

Uma perspectiva alargada da cidade torna claro que o aumento dos preços da habitação é fruto dos negócios partilhados entre banca, fundos imobiliários e o poder autárquico; a expulsão das populações mais pobres e marginalizadas do centro; a gestão policial dos bairros das periferias e o policiamento de comportamentos e expressões corporais no espaço público; ou a privatização de ruas, praças, jardins e teatros municipais não são fenómenos separados, mas constituem expressão da forma como o espaço urbano se tornou numa máquina produtora de capital. 

Contra esta lógica, vamos estar em festa na rua no dia 24 de março, entre a Alameda e o Intendente. Para mostrar que não concordamos com as políticas e a gestão que os poderes públicos têm feito da cidade e metrópole de Lisboa, nem com o papel que essas políticas nos atribuem. Fazendo uso da rua, afirmamos uma reapropriação da cidade. 

25.03.2018

Vamos celebrar a chegada da Primavera com pintura e colocação de ninhos nas nossas estimadas Tílias e com o habitual, mas sempre animado e cheio de surpresas, LANCHE partilhado.  

Estão todos convidados. O vizinho, a vizinha, os amigos, a família, os conhecidos e desconhecidos, as crianças, o cão, o gato, e os passarinhos que passem a voar e queiram espreitar o potencial das novas casas/ ninhos.

Tragam um sorriso, muita conversa e algo para lanchar/ partilhar.

Solicitamos que optem por reduzir o consumo de talheres, copos e pratos de plástico, substituindo os mesmos por guardanapos e por canecas vindas de casa. 

Até lá!

Uma iniciativa do Grupo dos Moradores da Rua Cidade de Manchester