Ruído

O Ruído: Um problema adiado na cidade de Lisboa

Excerto de uma intervenção no programa "Isto é o Povo a Falar" do Presidente da Vizinhos de Arroios - Associação de Moradores sobre o ruído provocado ilegitimamente por actividades económicas em frações de prédios habitacionais ou nas proximidades de zonas urbanas habitacionais consolidadas, que impedem os moradores de disfrutar do direito fundamental e humano ao descanso.

Ruído noturno em Arroios

Os Moradores de Arroios querem voltar a ter paz e sossego durante a noite. O ruído nocturno causado por estabelecimentos de diversão nocturna não é só um problema de saúde pública. É também um problema de habitação. Não é possível viver num bairro onde a qualquer hora da noite, independentemente do dia da semana, se pode ser acordado por pessoas os gritos ou por música alta. Não é possível Habitar Lisboa sem proteger o descanso das pessoas. Exigimos que os estabelecimentos de diversão nocturna da Freguesia que funcionam em zonas residenciais passem a encerrar às 22h e as respectivas esplanadas às 21h.

Ruído Insuportável - Arroios

Os bares não perturbam apenas o descanso das pessoas que vivem em prédios adjacentes. Dada a densidade de bares na Freguesia, ao longo da noite podem ver-se e, sobretudo, ouvir-se grupos numerosos de pessoas alcoolizadas a andar pela rua de bar em bar. Ao longo do trajecto vão rindo, falando alto e gritando uns com os outros, não deixando ninguém dormir. Depois da hora de fecho dos bares, é frequente estas pessoas acumularem-se em arcadas e halls de entrada, obrigando os moradores a virem à janela ou mesmo a descer até à rua para lhes pedir que se vão embora. Com frequência, estas pessoas respondem de forma mal educada e agressiva sendo preciso chamar a PSP. Quem é que consegue viver assim?