Direito à Habitação

Grande Reportagem 

Habitação

O flagelo da falta de habitação em Lisboa e na freguesia de Arroios. 


No dia 03 de Outubro de 2023 discutiu-se a habitação e a sociedade no programa "Isto é o povo a falar".

Lisboa Ajuda a pagar a renda e os Vizinhos Também

A Camara Municipal de Lisboa lançou mais um concurso de Subsidio de Apoio ao Arrendamento Acessivel com base em critérios previstos no Regulamento Municipal de Habitação de Lisboa e no AVISO Nº. 08/DMHDL/CML/2023 . Podes saber mais sobre este concurso no website da CML (clica aqui) ou no portal Habitar Lisboa.

Os Vizinhos de Arroios, mais uma vez ajudam todos aqueles que queiram, em alternativa aos locais disponibilizados pela CML, na inscrição e informação sobre este Programa de Habitação Municipal designado abreviadamente por SMAA. Para o efeito podes contactar a Vizinhos de Arroios - Associação de Moradores através do número 920 516 603 ou agendando online em "Arrendamento Urbano" (https://vaam.buk.pt).

O primeiro passo para teres acesso a este apoio da CML é afinal assegurar que és elegível e fazeres a tua inscrição e candidatura. 

A concretização efectiva do disposto constitucional em matéria de direito à habitação, que se materializa de forma efectiva no acesso dos  cidadãos a uma habitação digna e a custos verdadeiramente acessíveis é um principio estruturante não só do movimento dos Vizinhos de Arroios, como da associação.  Assim, convidamos os fregueses e moradores de Arroios a participarem no Grupo de Trabalho da Habitação, manifestando a sua disponibilidade para participar via email (housing@vaam.pt)

“O Estado é mais cruel do que os cidadãos” – João Paulo Lima suicida-se na casa de onde foi despejado pela Segurança Social

A filha da vítima, Neiza Lima, esteve em direto com o ‘Linha Aberta’. Assista aqui ao seu testemunho.

17:07 21 Abril, 2023 | SIC

O problema da habitação em Portugal começa a fazer vítimas mortais. O desespero por um teto, sobretudo, nas grandes cidades como Porto e Lisboa pode conduzir a situações limite.

João Paulo Lima, de 56 anos, viu-se confrontado, em escassos meses, com o despejo da casa onde sempre viveu. O apartamento pertence à Segurança Social que sem qualquer tipo de compaixão, o pôs na rua, bem como à filha de 27 anos.

Em março, João Paulo Lima matou-se. Sabe-se que estava pendurado na despensa da casa de onde foram despejados sem piedade.

Vê o programa clicando aqui.

Manifestação Vida Justa

Hoje foi mais um dia de luta pelo direito à habitação. Obrigado a todos os Vizinhos que vieram dar uma "força". Lembra-te que defender o direito a uma habitação digna e a um custo acessível é um direito de todos - é um direito humano. Ao defendermos os direitos dos que mais precisam de casa estamos também a defender os nossos direitos.

Obrigado!

25.02.2023

No dia 26 de Fevereiro de 2021 discutiu-se a habitação e a sociedade no programa "Isto é o povo a falar".