Direito à Habitação
A concretização efectiva do disposto constitucional em matéria de direito à habitação, que se materializa de forma efectiva no acesso dos cidadãos a uma habitação digna e a custos verdadeiramente acessíveis é um principio estruturante não só do movimento dos Vizinhos de Arroios, como da associação. Assim, convidamos os fregueses e moradores de Arroios a participarem no Grupo de Trabalho da Habitação, manifestando a sua disponibilidade para participar via email (habitacao@vaam.pt)
“O Estado é mais cruel do que os cidadãos” – João Paulo Lima suicida-se na casa de onde foi despejado pela Segurança Social
A filha da vítima, Neiza Lima, esteve em direto com o ‘Linha Aberta’. Assista aqui ao seu testemunho.
O problema da habitação em Portugal começa a fazer vítimas mortais. O desespero por um teto, sobretudo, nas grandes cidades como Porto e Lisboa pode conduzir a situações limite.
João Paulo Lima, de 56 anos, viu-se confrontado, em escassos meses, com o despejo da casa onde sempre viveu. O apartamento pertence à Segurança Social que sem qualquer tipo de compaixão, o pôs na rua, bem como à filha de 27 anos.
Em março, João Paulo Lima matou-se. Sabe-se que estava pendurado na despensa da casa de onde foram despejados sem piedade.
Vê o programa clicando aqui.
Manifestação Vida Justa
Hoje foi mais um dia de luta pelo direito à habitação. Obrigado a todos os Vizinhos que vieram dar uma "força". Lembra-te que defender o direito a uma habitação digna e a um custo acessível é um direito de todos - é um direito humano. Ao defendermos os direitos dos que mais precisam de casa estamos também a defender os nossos direitos.
Obrigado!
25.02.2023
No dia 26 de Fevereiro de 2021 discutiu-se a habitação e a sociedade no programa "Isto é o povo a falar".